Aprenda a Elevar a Sua Autoestima

Aprenda-a-Elevar-a-Sua-AutoestimaConsidera-se autoestima o valor que o individuo possui de sua pessoa, ou seja, o quanto valoriza suas virtudes e qualidades.
Segundo pesquisas realizadas recentemente, o número de pessoas que sofrem com baixa autoestima é considerável. Estima-se que, pelo menos, 30% da população mundial conviva com esse mal, em proporções variadas. Algumas pessoas, por desconhecerem os sintomas, sequer tem consciência do problema.

Para saber se há problemas com sua autoestima basta responder positivamente, pelo menos, duas ou mais das seguintes questões:

- Você exige muito de si?

- Sente-se inferior às demais pessoas?

- Não valoriza suas qualidades?

- Tem muita insegurança quando recebe uma incumbência?

- Sente-se obrigado a agradar sempre?

Essas são apenas algumas questões que podem indicar baixa autoestima, em seus variados graus.

Procure conhecer as origens do problema, que podem estar relacionadas ao período infantil. Em boa parte dos casos, a ajuda de um psicólogo é a melhor solução.

Caso não possa recorrer a um tratamento mais profissional, algumas recomendações podem amenizar ou sanar o problema, dentre as quais podemos considerar:

- Pegue uma folha em branco e comece a listar seus pontos fortes e fracos.

- Com relação aos pontos fortes, repita-os diariamente para não se esquecer de nenhum deles. Torne isso um hábito. Repita, em voz alta, na frente do espelho, pelo menos uma vez ao dia, cada um deles.

- Com relação aos pontos fracos, separe-os em duas categorias: aqueles que podem ser minimizados ou eliminados e aqueles que estão fora de sua alçada.

- Para aqueles que podem ser solucionados, trace um plano de ação para cada um, do mais fácil para o mais difícil. Por exemplo, se considerar que ser gordinho é um dos seus pontos fracos, gaste um tempo de seu dia fazendo dieta e praticando esportes.

- Se, porém, chegar à conclusão que não pode atacar o problema, tendo que conviver com ele, o mais correto é aceitar a situação. Isso nem sempre é tão fácil assim. Exige renúncia. Em boa parte dos casos, somente um especialista poderia ajudá-lo a contornar a situação.

O importante é procurar sempre aumentar a autoestima, adotando essas recomendações, para conservar saudáveis suas condições físicas e mentais e gozar de uma melhor qualidade de vida.