Andar de Bicicleta: Beneficios Para o Corpo

andar-de-bicicleta

Andar de bicicleta é tudo de bom. A prática nos fascina desde a mais tenra idade. Um prazer compartilhado por toda a família, que vê nessa atividade, um dos momentos mais prazerosos do dia. Ela confraterniza e diverte. Uma brincadeira saudável, que faz bem ao nosso corpo.

Além do lazer, nossa amiga “Magrela” também é um excelente meio de transporte. Infelizmente a maioria das cidades brasileiras não tem uma estrutura adequada que permita segurança aos ciclistas. Em alguns países desenvolvidos esse problema é abordado com mais atenção.

Benefícios para o corpo

Apesar disso, pedalar é tudo de bom. Confiram alguns benefícios para o corpo na pratica diária:

- Trabalha os membros inferiores como nenhum outro esporte, melhorando a resistência das articulações, sem promover impactos.

- Incentiva a contração involuntária dos músculos do abdômen, em decorrência da postura do ciclista.

- Atua como um excelente exercício aeróbico, proporcionando melhor fôlego e qualidade de respiração. Bastante indicada para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinites.

- Considerada como um dos melhores exercícios cardíacos, ela é bastante recomendada no tratamento de doenças coronárias tais como sopros e na prevenção do enfarto do miocárdio. Caso a pessoa já tenha um desses quadros diagnosticados, deverá consultar seu cardiologista que recomendará a frequência adequada.

Os únicos investimentos para os praticantes dessa saudável modalidade são a aquisição e manutenção de sua bicicleta.

Em nosso país, ainda não existem políticas efetivas quanto ao uso correto desses saudáveis meios de transportes. Ainda falta muito a ser feito, como a construção de ciclovias adequadas, elaboração de leis específicas para os condutores, emplacamento e registro, uso obrigatório dos equipamentos de segurança, entre outros.

Ainda assim, andar de bicicleta continua sendo a maneira mais saudável de diversão, lazer, exercícios e transporte que conhecemos.