Alimentos Ricos em Colágeno: Benefícios para a Saúde

Se você gosta de manter uma boa aparência,é necessário consumir alimentos ricos em colágeno. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer isto.

Importância do colágeno no organismo

Alimentos ricos em colágenoPara aqueles que ainda não conhecem, o colágeno nada mais é do que uma proteína formada pelo organismo, com as funções de atuar na pele, combatendo a flacidez e formações de rugas. Age, ainda, fortalecendo os ossos, tonificando todos os grupos musculares, fortalecendo unhas e cabelos e atuando efetivamente em dietas de controle de peso. Alguns o consideram como a proteína da beleza eterna.

Nosso organismo produz a proteína, até os 25 anos, de forma regular. A partir daí, começa a reduzir sua formação, chegando aos 50 anos com um decréscimo de mais de 60%. Essa condição nas mulheres é mais acentuada, decorrente da redução do hormônio estrogênio durante a menopausa.

Para minimizar os efeitos dessa redução gradual ao longo dos anos, é necessário adotar hábitos saudáveis de alimentação desde a infância. Alguns alimentos são importantes para a formação dessa proteína e trazem muitos benefícios para a saúde. Deveriam fazer parte do cardápio de quem deseja manter uma boa aparência por longos anos.

Alimentos que estimulam a produção do colágeno

Se você preza pela boa aparência, utilize em sua dieta, os seguintes alimentos:

- Proteínas magras: consumindo alimentos proteicos, com baixo teor de gorduras estimulará a formação e produção de colágenos, incluindo carnes de peixes, em especial, o atum e salmão.  Alimentos tais como ovos, iogurte desnatado, peito de peru e queijo cottage também são ótimas opções.

- Alimentos ricos em vitamina C: A vitamina C, além de estimular a formação do colágeno, contém altas taxas de antioxidantes, Dessa forma, use-a diariamente em seu cardápio.

- Vitaminas A e E: Consideradas as vitaminas da beleza, são estimulantes naturais de colágeno, além de possuírem uma infinidade de benefícios à saúde e beleza.

- Alimentos contendo selênio, incluindo: nozes e arroz preto.

- Alimentos contendo silício, incluindo: aveia, cevada, avelã, centeio, trigo, alho, cebola, mel e morango.

alimentos ricos em colágeno

Evite, ao máximo, o tabagismo e o alcoolismo, que inibem a formação de colágeno, promovendo o envelhecimento precoce.

Procure adquirir bons hábitos alimentares para preservar sua beleza física por muito mais tempo, mantendo adequado seus níveis de formação de colágenos e podendo gozar de boa aparência por longos anos..