Alimentação Saudável Para Uma Vida Saudável

Todos nós sabemos que uma boa saúde é fruto de uma alimentação saudável. Os alimentos exercem as funções de fornecer energia, curar doenças, manter a vitalidade e combater o envelhecimento precoce.

Dicas de boa alimentação

Para que a alimentação seja eficaz e cumpra com seus objetivos, é necessário seguir algumas regras importantes:

  •  Alimente-se 5 vezes ao dia, com três refeições, café da alimentacao_saudavelmanhã, almoço e jantar e dois lanches entre as refeições. Torne esses horários sagrados e evite ao máximo quebrar essa rotina.
  • Consuma, todos os dias, seis porções de cereais (incluindo massas, arroz, pães, trigo e milho), seis porções de tubérculos  e seis porções de raízes, entre elas, a mandioca. Grãos integrais e alimentos naturais são mais indicados para manter a boa saúde.
  • Inclua três porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência aos alimentos crus que conservam a maior parte de seus nutrientes.
  •  A combinação Arroz com Feijão é uma das mais saudáveis que existe. Fazendo parte da cultura nacional, essa combinação fornece uma ampla gama de nutrientes necessários ao funcionamento de nosso corpo. Ao menos, cinco vezes por semana, deve ter espaço em sua mesa.
  • Substitua as sobremesas por uma fruta, de preferência, pouco calórica. Evite a ingestão desordenada de doces. A qualidade de sua saúde aumentará.
  • Não tome líquidos durante as refeições pois dificulta a digestão. A primeira fase da digestão ocorre na boca pela salivação. A ingestão de sucos elimina essa fase, sobrecarregando os demais órgãos.
  • Coma carnes com moderação caso não pratique esportes regularmente. Dê preferência aos peixes e aves. As carnes vermelhas levam mais tempo para serem digeridas, dificultando a digestão.

alimentação-saudável-3Com essas recomendações básicas, é possível aumentar o aproveitamento dos alimentos pelo nosso organismo e melhorar nossas condições de saúde.