A importância das Vitaminas Para o Nosso Organismo

 A-importancia-das-Vitaminas-Para-o-Nosso-OrganismoVamos falar sobre a importância das Vitaminas para o nosso organismo e uma breve descrição das mais importantes.
As vitaminas são essenciais para a preservação da saúde. A carência de qualquer uma delas pode trazer uma série de malefícios ao nosso organismo.
Conheça as funções de cada uma e suas principais fontes:
Vitamina A: protege contra infecções, importante para a formação dos ossos, dentes, pele e cabelos. Tem propriedades anticancerígenas. É encontrada nos vegetais verdes, frutos de coloração amarela, fígado, leite e derivados, gemas de ovos e cenoura.
Vitamina B1: Atua na prevenção e combate das anemias, aumenta a disposição física, melhora os processos digestivos, controla e mantém em ordem o sistema nervoso. Está presente em quase todos os cereais integrais, na grande maioria dos vegetais, carnes vermelhas e gemas de ovos.

Vitamina B2: melhora a aparência da pele e das mucosas. É a vitamina da pele bonita. Para quem exige demais da visão, diminui consideravelmente o cansaço nos olhos. Encontrada nos laticínios em geral, grãos como feijão, soja e carnes, incluindo peixes e fígado.

Vitamina B6: Melhora a assimilação de proteínas e gorduras. Além de sua atuação como um poderoso diurético natural, age no alívio das câimbras e dormências dos membros. Encontrada nos seguintes grãos: aveia, germe de trigo e cereais integrais. Outros alimentos tais como peixes, legumes diversos e banana são fontes dessa vitamina.

Vitamina B12: Atuando como catalisadora de energia, é a vitamina dos atletas. Mantém o bom funcionamento do sistema nervoso e melhora a capacidade de raciocínio e concentração. Suas fontes são o leite e todos os seus derivados, além de ovos e peixes.

Vitamina c: Atua no combate aos radicais livres, prevenindo o câncer e melhorando a pele. Encontrada principalmente nas frutas cítricas em geral.

Vitamina D: Atua na formação de uma estrutura óssea saudável. Durante a gravidez recomenda-se tomar doses controladas, para auxiliar a correta formação óssea do bebê. Alimentos como o gemas de ovos, manteiga, peixes como atum e salmão e um bom banho de sol são fontes dessa vitamina.

Vitamina K: Melhora os processos de coagulação do sangue, prevenindo hemorragias. Alimentos como vegetais com folhas e óleo de fígado de bacalhau são suas principais fontes.

Essas informações nos mostram a importância de cada vitamina na manutenção da saúde e bem estar. Uma alimentação balanceada em vitaminas, proteínas e minerais, proporciona longevidade e bem estar.