7 Regras de Etiqueta para se Hospedar na Casa Parentes

7-Regras-de-Etiqueta-para-se-Hospedar-na-Casa-ParentesAo visitar a casa de outras pessoas fique atento para as 7 regras de etiqueta para se hospedar com parentes ou amigos.
Segundo o dito popular, o hóspede sensato não deve ultrapassar três dias na casa de seu anfitrião, pois, a partir daí, começam a sobressair as diferenças e a convivência começa se deteriorar.
Isso, porém, não deve ser considerado como regra nas situações onde o hóspede porta-se convenientemente, conforme o bom senso e as regras de etiqueta. Isso é válido tanto para parentes quanto para estranhos.

Dicas de etiquetas para se hospedar

Uma forma de garantir uma perfeita harmonia durante a estadia na casa de seus parentes é adotar as seguintes condutas.
- Avise sua chegada com antecedência: nunca chegue repentinamente e de improviso. Informe antecipadamente o dia e a hora de sua chegada, a fim de que o anfitrião possa se preparar para recebê-lo adequadamente. Evite horários complicados, tais como chegar de madrugada ou nas saídas e entradas de expediente.
- Sempre leve algum presente ou lembrançinha: mesmo sendo seu parente, ele não tem obrigação de recebê-lo. Um bom presente é um ato de consideração com a pessoa que o recebe em sua casa.
- Não haja como se estivesse hospedado em um hotel: alguns hóspedes folgados tratam as pessoas da casa como se fossem empregados. Leve sua bagagem até o quarto e coma na mesa com as demais pessoas. Não espere ser servido em seus aposentos. Ao contrário, ofereça-se para ajudar nos afazeres domésticos.
- Siga todas as regras da casa: Cada casa tem suas próprias regras. Procure conhecê-las, seguindo à risca cada uma delas. Não tente impor sua forma de agir. Conheça os horários de levantar, deitar e alimentar e adote-os enquanto estiver na condição de hóspede.
- Mantenha a ordem: não tire nada do lugar sem permissão. Se tirar coloque o mais breve possível no local correto. Arrume sempre sua cama. Não espere que a dona da casa faça isso por você. Não deixe seus objetos pessoais espalhados pelo quarto, muito menos suas toalhas molhadas ou meias sujas sobre a cama.
- Mantenha a prudência: nada de comer ou beber em excesso. Deixe para fazer isso em sua casa. Mesmo que haja uma festa ou confraternização saiba se comportar devidamente.
- Evite assuntos polêmicos: evite conversar com profundidade sobre determinados assuntos polêmicos, principalmente quando houver divergências de opinião. Ao perceber que determinado assunto pode comprometer, mude para outro mais agradável.