5 Dicas para Acabar Com a Ressaca

5-dicas-para-acabar-com-a-ressacaVamos falar de 5 dicas para acabar com a ressaca.
Estamos próximos ao final do ano, onde as festas são a melhor maneira de comemorar mais um ano de vida, com suas alegrias e realizações.
Festividades tais como o natal e o ano novo são regradas a muita comilança, envolvendo todos os tipos de pratos, e bebidas em geral, incluindo as alcoólicas.
Um fato comum de acontecer são pessoas que usam essas comemorações para exceder seus limites de sobriedade, bebendo muito além do conveniente e do permitido.
Como resultado, no dia seguinte, a ressaca toma conta do cenário, deixando o folião totalmente entregue às consequências de uma noite de excessos.
Para essas situações, a ciência vem estudando a cura da ressaca, através das propriedades de certos alimentos que atuam sobre o problema minimizando seus efeitos.

Como acabar com a ressaca?

Os alimentos mais adequados para consumo, após uma dessas noites mirabolantes, são aqueles que contém em sua composição os seguintes ingredientes: cisteína, potássio, frutose, sódio e água.

- Cisteína: Aminoácido responsável pela excreção de acetaldeído, ou etanol, do organismo. O etanol em excesso sobrecarrega o fígado, necessitando ser eliminado. A cisteina acelera o processo de eliminação do etanol do organismo, melhorando os quadros de ressaca. Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: gérmen de trigo, pimentas em geral, ovos e principalmente nos brócolis.

- Potássio: uma boa parte das bebidas alcoólicas são diuréticas, promovendo uma micção frequente, o que faz com que grande parte dos nutrientes contidos no organismo sejam eliminados pela urina. Desses nutrientes, o potássio é um dos que são excretados em maiores quantidades. Sua carência no organismo pode levar aos quadros de fadiga muscular, desânimo e irritação. Logo pela manhã, após a noite de festas, use e abuse dos seguintes alimentos, ricos em potássio: suco de laranja, batata frita em saquinhos e banana.

- Frutose: Todo ser vivo possui uma reserva energética que garante sua sobrevivência, denominada de glicogênio, localizada em sua estrutura muscular e no fígado. Ao reagir com o álcool da bebida, o glicogênio transforma-se em glicose que é facilmente eliminado durante a micção. Isso gera uma sensação de cansaço e fadiga no dia seguinte que poderá ser amenizada com a ingestão de uma grande variedade de frutas.

- Sódio: Apesar dos inúmeros malefícios do sal de cozinha para nosso organismo, ele ainda é necessário para mantê-lo em equilíbrio. Uma maneira de driblar a sensação de cansaço, logo pela manhã, é incluir em seu café da manhã, uma refeição contendo vários alimentos salgados, a fim de repor a perda do sódio pela urina.

- Água: Além da quantidade mínima diária, 2 litros, nos dias que precedem as festividades, ande com uma garrafa de água em mãos, se hidratando com mais frequência que nos outros dias. Além de hidratar todo o organismo, a água ainda faz uma completa limpeza interna.

Com essas recomendações científicas é possível amenizar os efeitos do álcool em nosso organismo e recuperar mais rapidamente das consequências da ressaca.